A HIDROTOPO foi fundada em março de 1987 com profissionais oriundos de várias empresas, formando equipes multidisciplinares e técnicos com larga experiência em seus campos de especialização.
 

Apesar de organizada recentemente, a HIDROTOPO representa a experiência acumulada de equipes técnicas que se fizeram presentes em muitos dos mais significativos pojetos desenvolvidos no país, nas duas últimas décadas. Esses profissionais têm em comum não apenas experiências conjuntas nos mesmos projetos, como também compartilham da mesma compreensão quanto à metodologia de trabalho, consolidado ao longo dos anos.

A dedicação em áreas específicas de atuação, com a atenção voltada para a aplicação de tecnologia de ponta, conduziu a empresa à formação de uma equipe altamente capacitada e à aquisição de equipamentos e sistemas automatizados, levando inclusive à aplicação de um Sistema Geográfico de Informação que permite, uma vez criada a base cartográfica digital, georeferenciada, associar banco de dados alfanuméricos, produzindo, então, poderosa ferramenta para o gerenciamento e tomada de decisões através do cruzamento de dados, os mais variados possíveis.

Na aplicação da informática à área de projetos de engenharia civil, a HIDROTOPO dispõe de programas automatizados do tipo CAD, mesa digitalizadora, plotter à jato de tinta, digitalizador do tipo scanner e programa de vetorização.

A HIDROTOPO tem logrado êxito, em vários estados brasileiros, na área de estabelecimento, operação e manutenção de sinalização náutica portuária, empregando equipamentos de excelentes qualidade e procedência e pessoal de apoio da mais alta competência e qualificação.